Tratamento de Fobias


 Fobia Social

O medo irracional de voar, de insectos e outros, afecta uma grande percentagem da população global. Com a realidade virtual tem-se assistido a um enorme  desenvolvimento no tratamento destas fobias.
Pessoas com fobia social, têm melhorado com a utilização de programas no qual se vêem perante situações difíceis de encarar, como por exemplo:
diante de uma plateia que reage como se fosse realidade;
um autocarro cheio que fica preso dentro de um túnel no meio do trânsito;     
No primeiro caso (plateia) o paciente tem de ler um texto para a plateia virtual. Existem 2 tipos de plateias:  uma hóstil e outra receptiva. Aqueles que fazem parte do ambiente criado reagem como se fosse realidade: apresentam mudanças faciais, de olha e postura. O paciente pode ainda ouvir comentários provenientes da audiência.




 Medo Irracional de Voar


No caso dos individuos que têm medo de andar de avião, estes são colocados dentro de um ambiente que simula  um avião a  aterrar/ descolar, durante um período de chuva. 






 Fobia de Animais

As fobias de animais também têm vindo a ser tratadas com o auxílio da realidade virtual. O paciente utiliza uma espécie de óculos, composto por duas câmeras na frente e telas de alta resolução no local onde  ficariam as lentes. Ao olhar para o ambiente, o paciente não vê as imagens captadas pela câmera. A seguir, o programa de realidade ampliada insere as imagens dos animais em movimento sobre a imagem captada pela câmera. O paciente vê o ambiente real à sua volta, como se os animais estivessem andando por todo lado, inclusive sobre suas mãos e pernas.


Em ambos os tratamentos todos os sentidos do utilizadores são estimulados e este sente-se dentro do ambiente virtual. Deste modo este tipo de sistema é imersivo e a interactividade é elevada (segundo a acção sensorial). 

As grandes vantagens deste tipo de tratamento são:

àé menos caro do que o tratamento real; 
ào paciente fica menos relutante em fazer o tratamento;


Em todos os casos o pulso, os batimentos cardíacos e respiração são monitorizados. Quando há um grande aumento nos batimentos cardíacos e na respiração a imagem é retirada dos óculos.